Ou isto ou aquilo
Ou se tem
chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Ou isto ou
aquilo é um exemplar da poesia voltada para o público
infantil. Cecília foi professora de escola, por isso esteve familiarizada com o
universo das crianças.
O poema
acima é tão importante que chega a dar nome ao livro que reúne 57 poemas.
Lançado em 1964, a obra Ou isto ou aquilo é um clássico que
vem percorrendo gerações.
Nos versos
encontramos a dúvida, a incerteza, a indecisão infantil. O poema ensina sobre a
escolha: escolher é sempre perder, ter algo significa necessariamente não ter
outra coisa.
Os exemplos
cotidianos, práticos e ilustrativos (como o do anel e da luva) servem para
ensinar uma lição essencial para o resto da vida. Infelizmente, muitas vezes, é
necessário sacrificar uma coisa em nome de outra. Cecília brinca com as
palavras de uma maneira lúdica e natural e pretende se aproximar ao máximo do
universo da infância.
Fonte: Pensador
Foto: Google

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estimular a leitura e a aprendizagem de jovens e adultos