4.28.2026

As vítimas das fraudes digitais - R. Santana

 

As vítimas das fraudes digitais

R. Santana


Leitor amigo, todos nós somos potenciais vítimas das fraudes digitais. Todos os dias surgem novas tecnologias, novos aplicativos e novas redes sociais, embora haja uma preocupação com a segurança digital, com novas camadas de proteção, os fraudadores, também, acompanham essas mudanças tecnológicas e continuam com novas fraudes digitais e novos crimes diuturnamente.

Todos nós estamos sujeitos às fraudes digitais, mas os idosos com pouco saber, são os mais vulneráveis. Eles vêm do Século passado, não havia celular “Smartphone”, notebook, computador, WhatsApp, Instagram, Facebook, “Xis”, Tik Tok, Kwai e Inteligência Artificial. As relações eram pessoais, os bancos físicos (estão substituindo pelos bancos virtuais), eram depositários do dinheiro do povo. As operações bancárias não eram feitas nos terminais eletrônicos e PIX, mas, em caixas funcionais, tête-à-tête.

Os cientistas afirmam que dentro em breve, o homem irá representar 5% de uma população do robores, androides, drones, híbridos, sintéticos e Elon Musk fala em exército de robores. E, o último conflito ratifica essa informação, é uma guerra vertical, com foguetes, bombas e drones. O homem será substituído pelo robô no trabalho. A relação de trabalho não muito longe será revista, hoje, os robores humanoides fazem todo trabalho doméstico.

Na China o robô está substituindo o médico, lá, o paciente entra numa cabine “médica”, é feito todos os exames pela máquina e o paciente sai com a receita e indicações da doença. A suíça e o Japão estão produzindo sangue sintético e prometem colocar o portador do Alzheimer numa máquina e tirar todas as enzimas nocivas do sangue e deixá-lo curado.

O leitor desavisado, poderá perguntar-me: “professor, não me interessa essa tecnologia de robores e as fraudes?”, no momento não, “tu tens razão amigo”, porém, fi-lo para lhe mostrar as duras mudanças e adaptações que a humanidade terá que passar. A humanidade, futuramente, será dividida em duas categorias de pessoas: as pessoas que dominam essas tecnologias e as pessoas que não as dominam.

As fraudes fazem parte dessa parafernália tecnológica de pessoas más, sujeitos sem escrúpulos, escondidos atrás de “paredes” virtuais.

A Inteligência Artificial serve para muita coisa, porém, veio somar às tecnologias anteriores em que os bandidos usam IA para copiar a foto, a voz e as expressões corporais.

Eu sou demais cauteloso com esses apetrechos eletrônicos.  Não clico em qualquer link, não respondo WhatsApp nem e-mail, nem telefonemas de pessoas que não estão entre os meus contatos. E, só adiciono plataformas e aplicativos que tenho conhecimento e de domínio público, que é confiável e  seguro. Todavia, já fui vítima de duas tentativas e um malfeitor já se apossou de meus parcos recursos financeiros num terminal eletrônico de banco em plena manhã. Vamos lá:

- Cheguei ao BB no Shopping e já estava uma fila formada. Coloquei o meu cartão na máquina e fiz a biometria. O cartão enganchou... Saiu não sei de onde um sujeito bem vestido que se disponibilizou ajudar-me: - É preciso recadastrar-se, todo mundo está se recadastrando, senão, a máquina rejeita o cartão, respondi-lhe: - Eu sou cliente do banco faz algum tempo, ele: - É formalidade... Leitor amigo, não entreguei o meu cartão ao sujeito, apenas, obedeci aos seus comandos. Chateado que não estava dando certo, deixei o banco, porém, acho que não finalizei e deixei a minha conta em aberto. Quando estava na praça de alimentação, tive uma sensação estranha, voltei ao BB, tudo funcionou, o sujeito tinha sacado R$ 3.000,00 (três mil reais), valor máximo de saque e agendado R$ 1.000,00 (um mil reais) para no dia seguinte. Quase tive um piripaque, corri à agência central, os funcionários cancelaram todas as senhas, tive que fazer uma carta contando toda história e o BB me ressarciu o prejuízo.

- Doutra feita, na época do celular analógico, recebi um telefonema em que os bandidos diziam que tinham sequestrado minha filha (ela estava ao alcance dos meus olhos), e, pediam resgate. Argumentei-lhe que não tinha dinheiro, então, surgiu uma dona no fundo das falas, chorando e rogando que negociasse o sequestro: “meu pai, eles vão me matar e chorava”, o bandido chefe, tomou-lhe o telefone e multiplicou as ameaças, disse-lhe que não fizesse aquilo (para ganhar tempo e brincar com o bandido), que iria resolver o problema, mas, ele aumentou as ameaças enquanto a minha falsa filha chorava. Farto da brincadeira, disse-lhe: Mata essa Peste! – Desliguei o telefone.

- Essa história foi recentíssima, numa demanda com o estado da Bahia para correção de nível funcional: recebi do meu “advogado” um documento pelo WhatsApp, timbrado, com o selo do Tribunal de Justiça da Bahia, que ia receber mais de 68.000,00 (sessenta e oito mil reais). Tudo parecia correto, mas quando, ele começou pedir meus dados bancários, fechei o aplicativo e o bloqueei. Quase que ia caindo no golpe, pois a foto do advogado e documento do TJB eram perfeitos.

Enfim, leitor amigo, plagiando um escritor bíblico: “Orai e vigiai sem cessar”, porque os golpes virtuais se aperfeiçoam cada dia.


Autoria: Rilvan Batista de Santana

Membro da Academia de Letras de Itabuna - ALITA

Foto: Google


  rilvanbatistadesantana.blogspot.com

4.27.2026

MANDACARUS DO MEU JARDIM - Agilson Cerqueira

 


MANDACARUS DO MEU JARDIM

Agilson Cerqueira 

Quando o mandacaru floresce, 

Todos nós ficamos cheios de alegria,

Pois há poesia no nordeste.

É uma flor de um dia, 

Mas é a certeza da beleza por um dia! 

A flor do mandacaru 

Desafia a todos por um sorriso,

Ainda que seja timido,

Pois, o mandacaru em flor, 

É a flor da alegria, com sua flor de um dia.

Os mandacarus do meu jardim

Vão florescer por mais dias,

Não sei se sorrirei,

Mas os mandacarus do meu jardim 

Vão florescer por mais tempo,

Aguardando o meu

Tempo de sorrir!


Autoria: Agilson Cerqueira
Foto: Produção
Engenheiro, Matemático, Professor, Prosador e Artista Plástico. 

Licença: Creative Commons


A Pessoa Mais Velha do Ambiente Por Rick Boxx

 

A Pessoa Mais Velha do Ambiente

Por Rick Boxx

 

Recentemente Kevin, um líder empresarial, mencionou ter descoberto que precisava se adaptar ao fato de ser, com frequência, a pessoa com mais idade presente em um recinto. Da mesma forma que costumava admirar os que eram mais velhos do que ele, Kevin disse que agora havia se tornado um daqueles “mais velhos”, e outras pessoas se dirigiam a ele em busca de orientação. Essa realidade, ele admitiu, pode ser tanto lisonjeira quanto assustadora. 

 

É semelhante a um atleta que passa a integrar uma equipe profissional na condição de novato. Ele compete ano após ano até que um dia se torna consciente de ser um profissional maduro – a pessoa para a qual os jogadores mais jovens olham em busca de liderança e experiência.  Há um senso de realização que vem com a longevidade, mas também a humildade que decorre do sentimento de ser o “veterano sábio” do qual se espera que indique o caminho e dite o ritmo da caminhada. 

 

Para nós que já estamos no mercado de trabalho há muitos anos, a insegurança pode nos levar a duvidar que tenhamos muito a oferecer, apesar das realizações e da experiência acumuladas. Os jovens geralmente exibem muito entusiasmo e energia, além de ideias revigorantes e inovadoras. Entretanto, à medida que amadurecemos, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, Deus pode querer que aproveitemos aquelas ocasiões em que nossa voz e perspectivas, apresentadas com humildade, se tornem úteis  para conduzir os jovens líderes de nossas organizações. 

 

Algumas sociedades acatam os emergentes líderes jovens, reconhecendo que eles representam o futuro. Ainda assim, estaríamos cometendo um erro se deixássemos de utilizar a sabedoria coletiva e a perícia dos líderes mais velhos, extraídas de relatos comprovados de desempenho e sucesso. A Bíblia aborda o assunto de diversas maneiras: 

 

Estabeleça exemplos positivos. Os jovens precisam de modelos vigorosos e consistentes de comportamento, princípios e valores apropriados a serem usados no ambiente de trabalho. O que eles observam e aprendem vai ajudar a moldar a forma de abordar a própria carreira. “...Encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer...”  (Tito 2:6-8). 

 

Passe adiante o que aprendeu e experimentou. A vida e o trabalho nos proporcionam uma bagagem rica de conhecimento e experiências. Deveríamos nos considerar administradores desses depósitos, estando prontos a compartilhar e transmitir isso para os membros mais jovens da equipe. “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”  (Filipenses 4:9). 

 

Estabeleça um legado duradouro. Parte do nosso legado, profissional e pessoal, é estabelecido através do treinamento, equipagem e preparação daqueles que um dia nos sucederão no trabalho e em outros empreendimentos significativos. “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fieis que sejam também capazes de ensinar outros.” (II Timóteo 2:2). 

 

Com a idade e a maturidade, tanto no trabalho, quanto no lar ou na comunidade, vêm responsabilidades adicionais. Antes de “passar o bastão adiante” a novos colegas de trabalho ou associados, devemos planejar servirmos de exemplo e sermos encorajadores, levando-os a práticas sadias nos negócios e colocando-os na trilha para o seu próprio sucesso.    

 

Perguntas para Reflexão ou Discussão  

  1. Onde você se posiciona entre aqueles com os quais trabalha: entre os mais velhos do quadro de funcionários, entre os mais jovens ou está em um ponto intermediário? Se você está entre os mais velhos, o que se poderia esperar extrair de sua própria experiência? Caso esteja entre os mais novos, o que gostaria de receber daqueles com mais conhecimento e perícia?
  2. Em sua opinião, por que para algumas pessoas a consciência de ser um dos membros mais velhos da equipe pode ser inquietante?
  3. Como um trabalhador mais velho e maduro pode vencer a insegurança na interação com os membros mais jovens da equipe?
  4. Qual dos princípios bíblicos mencionados é mais significativo para você? Por quê? É importante ao estabelecer um exemplo ou um legado  transmitir o que você aprendeu? Explique sua resposta.  

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Coríntios 4:16-17;  II Coríntios 3:5;  Filipenses 3:17;  I Timóteo 1:18-19;  

Próxima semana tem mais!

 

4.26.2026

As sem-razões do amor, de Carlos Drummond de Andrade


As sem-razões do amor, de Carlos Drummond de Andrade

Celebrado como um dos melhores poemas da literatura brasileira, As sem-razões do amor trata da espontaneidade do amor. De acordo com o eu lírico, o amor arrebata e arrasta o amador independente da atitude do parceiro. O próprio título do poema já indica como os versos irão se desdobrar: o amor não exige troca, não é resultado do merecimento e não pode ser definido.


As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.​


Fonte: Cultura Genial

YouTube: As sem razões do amor

 

4.25.2026

Fidelidade - Vinicius de Moraes (1913-1980)

Vinicius de Moraes (1913-1980)


Vinicius de Moraes foi um poeta, cantor, compositor e diplomata carioca, amplamente reconhecido como um dos fundadores da Bossa Nova. Conhecido como o poetinha, estreou na poesia com O Caminho para a Distância (1993).

Ficou conhecido pelo lirismo e temática da paixão em sua poesia, que combina a sensualidade com uma profundidade emocional intensa. Seus versos são impregnados de musicalidade e ritmo.

Embora seja conhecido principalmente por seus sonetos de amor, também fazia denúncias a problemas sociais e políticos em suas obras. Além disso, desenvolveu diversos poemas infantis em seu livro A Arca de Noé (1970), que conta com o famoso poema A Casa, sobre uma casa muito engraçada, sem teto, sem nada…

 

Soneto de fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.


Fonte: Cultura Genial

Autoria: Vinícius de Moraes

Foto: Google

Princípios para Gerir sua Empresa - Jim Langley

 Princípios para Gerir sua Empresa

Por Jim Langley

 

Poucos anos atrás tive a oportunidade de compartilhar meus objetivos gerais nos negócios com cerca de 40 agentes de seguros ao ser homenageado por minha companhia pelos meus 25 anos de serviço.  Apresentei em breves palavras minha experiência pessoal, explicando que os objetivos que segui são simples, embora profundos: esteja disponível; seja estudioso; seja disciplinado, persistente e coerente; tenha a mente focada em servir;  seja positivo e esteja perto de Deus. 

 

Eu disse a eles que acredito que esses objetivos podem ser aplicados não importa a direção que uma pessoa tome nos negócios e na vida. Ao longo dos anos cheguei a um entendimento melhor do que funciona e do que não funciona quando efetuo vendas ou presto serviços aos meus clientes. Deixe-me explicar melhor:

 

Estar disponível – Para os meus clientes, preciso seguir as palavras de Jesus a Seus discípulos em João 13:33-34: “...Amem-se uns aos outros...” e coloque as necessidades dos clientes antes das suas necessidades. Quando sigo esse mandamento levo meu trabalho muito mais a sério e desenvolvo um forte desejo de ajudar aos outros na medida das minhas possibilidades e de forma oportuna. 

 

Ser estudioso - Eu preciso continuamente estar ao par das mudanças nas leis sobre seguros e dos produtos que melhor supram as necessidades dos clientes. Um dos versículos da minha vida me faz lembrar: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança....” (Colossenses 3:23-24). Este é o único lembrete que preciso para permanecer na vanguarda de minha profissão.

 

Ser disciplinado – Devo me dedicar a planos viáveis e apenas trabalhar com companhias nas quais possa confiar. Provérbios 1:7 nos lembra: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Meus clientes esperam que eu seja sábio em minhas recomendações e não aja com insensatez com seus investimentos e bem-estar. 

 

Ser persistente e coerente – Eu preciso entender o valor de cada “não” e perseverar para ganhar o próximo “sim” quando encontro possíveis interessados. Em Tiago 1:12 somos encorajados: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que O amam.”  Considero que meu trabalho faz parte do servir a Deus. Sei que Ele Se agrada quando O honro com meu trabalho. 

 

Ter a mente focada em servir - Devo colocar sempre as necessidades dos outros acima da gratificação pessoal. Efésios 6:7-8 nos instrui: “Sirvam...de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.”  Considero-me um servo de cada um dos meus clientes, mas acima de tudo, eu sou um servo do Senhor. 

 

Ser positivo – Eu preciso estar o maior tempo possível com pessoas positivas. Hebreus 10:24-25 nos lembra:  “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” Com tanta negatividade neste mundo precisamos de uma imersão no pensamento e comportamento positivos a fim de repelir o comportamento negativo contraproducente que predomina. 

 

Estar perto de Deus (o mais importante) - Eu preciso compreender claramente o meu propósito na vida e lembrar de Quem realmente está no comando. Deus pode nos proporcionar a paz “que excede todo o entendimento” proclamada pelo apóstolo Paulo em Filipenses 4:7.  Isto me ajuda a permanecer perto dEle e a olhar sempre para Ele ao lidar com as circunstâncias da vida, quer envolvam meu negócio, minha família ou outras áreas de minha vida pessoal. 

 

Creio que estes sete objetivos gerais podem servir bem para a vida de qualquer pessoa, mas o catalisador que faz tudo isso funcionar é Jesus Cristo. Ele Se oferece para ser nosso exemplo e nos treinar enquanto fazemos o melhor para servi-Lo e a nossos clientes, lidando com tudo o que Ele coloca em nosso caminho.

 

Próxima semana tem mais!

Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.    Você tem objetivos de negócios que o ajudem a abordar seu trabalho diariamente? Quais são e como você os usa?

2.    Qual dos objetivos citados pelo autor lhe parece mais significativo? Ele apresenta uma nova ideia para você ou se relaciona com os objetivos e princípios que você está seguindo atualmente?

3.    Em sua opinião, por que são necessários objetivos para estabelecer ou gerir uma empresa, ou simplesmente para nossa vida cotidiana?

4.    Você discorda de algum dos objetivos citados ou sugere acrescentar outro à lista? Explique sua resposta.

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 1:1-7; João 13:33-34;  I Coríntios 10:31;  Colossenses 3:17;  

I Tessalonicenses 4:9-12. 

 

Fizeram a gente acreditar - Martha Medeiros

 

Fizeram a gente acreditar - Martha Medeiros

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não nos contaram que amor não é acionado nem chega com hora marcada.

Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.

Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada “dois em um”, duas pessoas pensando igual, agindo igual, que isso era que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.

Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.

Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.

Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, nem contaram que ninguém vai contar. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz se apaixonar por alguém.

Martha Medeiros é um dos nomes conhecidos na literatura contemporânea brasileira. A escritora produz romances, poemas e crônicas e já teve obras adaptadas para peças de teatro e audiovisual.

Um dos temas que a autora aborda é amor e os relacionamentos. Na crônica Fizeram a gente acreditar ela traz uma análise certeira e contundente sobre a idealização no amor romântico.

Martha apresenta seus pensamentos sobre o tema de maneira honesta, mostrando que a vida pode diversos caminhos, não existindo uma fórmula para vivenciar o amor. O que fica claro em suas palavras é a necessidade de auto-amor antes de mais nada.


Fonte: Cultura Genial

Autoria: Martha Medeiros

Foto: Google

4.24.2026

O RITMO DA MENTE - Agilson Cerqueira

 O RITMO DA MENTE

Agilson Cerqueira 

Pausar o passo, 

calar o ruído.

Entregar-se ao vazio, 

ao tempo esquecido.

Divagar sem rumo, 

em busca do chão,

Recuperar a calma, 

no centro da mão.

E quando a clareza enfim retornar,

Perder-se de novo, 

deixar-se levar.

Dormir o cansaço, 

no sonho acordar,

No gesto lento, 

aprender a respirar.

Viver é o ofício, a luta, o dever,

Mas divagar devagar é o que faz o ser.

Não basta o fôlego, a lida, o trajeto,

É preciso o sonho pra manter-se ereto.

Sobreviver, sim, 

mas com alma presente.

Viver a vida, 

divagando a mente.


Autoria: Agilson Cerqueira
Foto: Produção
Engenheiro, Matemático, Professor, Prosador e Artista Plástico. 
Licença: Creative Commons


Carta a um amor ateu - Alineci Cardoso

 






Carta a um amor ateu

Alineci Cardoso


Preciso saber

Das intenções que

Nos cercam

Do amor que deveras sente

Por mim

Dos beijos que não me deu na frente

E no verso

Da palavra

Não dita

Nas entrelinhas

Do alinhavo

Do acaso

Que queres de mim

 

Autora: Alineci Cardoso

Foto: Produção

 

Ponto de Leitura: rilvanbatistadesantana.blogspot.com

Quem lembrará do seu nome? - Robert Tamasy

Quem lembrará do seu nome?

Por Robert Tamasy

 

Patrick Morley, autor do best seller The Man in the Mirror (O Homem no Espelho), tornou-se um pioneiro do movimento cristão de homens algumas décadas atrás e é um perspicaz observador do ser humano.  Recentemente, ele iniciou o post de um blog refletindo sobre “um homem de negócios tremendamente bem-sucedido e ícone da filantropia” de sua cidade: 

 

“Seu nome estava constantemente na imprensa,” escreveu Morley.  “Ele era de longe bem mais conhecido do que você ou eu jamais seremos; contudo, não consigo lembrar-me de seu nome, 10 anos após a última vez de tê-lo ouvido.  E existem muitas outras pessoas assim como ele.”  Então, ele perguntou a seus leitores:  “Quem vai se lembrar do seu nome 10 anos depois de você morrer?  Que grande pergunta para balizar as prioridades de sua vida!” 

 

Morley estava certo.  Muitas das pessoas que fazem as manchetes de hoje, aquelas cujos nomes são vistos quase que diariamente nos periódicos de economia, programas de notícias ou entretenimento, terão sido de há muito esquecidas dentro de décadas, substituídas por outros indivíduos de sucesso mais recente.  Pense, por exemplo, nos “sucessos de uma só canção” da indústria da música.  Eles gravaram uma ou duas canções que todo mundo cantarolou durante um período, e depois aparentemente desapareceram.  Ocasionalmente ouvimos suas canções novamente no rádio, mas não conseguimos lembrar quem foram os artistas que as gravaram. 

 

O mesmo pode ser dito das “estrelas” de aparição única em qualquer área de empreendimento, inclusive no mundo empresarial e profissional.  Assim, a pergunta é válida:  Quem se lembrará do seu nome 10 anos após a sua morte?  E se lembrarem, por que o farão?

 

No livro da Bíblia de Provérbios, encontramos inúmeras referências que provocam a reflexão e enfatizam o quão efêmera pode ser a fama.  Também podemos aprender ali como estabelecer um nome que será lembrado – e por bons motivos. 

 

Um bom nome não tem preço. Uma reputação sólida pode ser destruída num momento por um mal julgamento, mas um legado duradouro afetuosamente lembrado requer uma vida inteira para ser estabelecido. “O bom nome vale mais do que muita riqueza;  ser estimado é melhor do que ter prata e ouro.” (Provérbios 22:1). 

 

Seja alguém que as pessoas queiram lembrar e não dispostas a esquecer. Há líderes bons e ruins; os ruins provavelmente não serão lembrados por muito tempo.  “Os bons serão lembrados como uma benção, porém os maus logo serão esquecidos.” (Provérbios 10:7).  “Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará.”  (Provérbios 24:19-20). 

 

Mantenha o foco no que vai durar e não em coisas que podem ser perdidas ou deteriorar com o tempo. Coisas temporais, aquelas que não podem ser mantidas para sempre ou se depreciam com o tempo, são procuras vãs.  Por isso Jesus instruiu Seus discípulos a manter o foco no que é eterno, e não no temporário. “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.  Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.  Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:19-21). 

 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

- Responda:  quem lembrará de seu nome 10 anos após sua morte?

- Em sua opinião, por que tantas pessoas que aparecem regularmente sob a luz dos holofotes são esquecidas após sua morte ou assim que encerram suas carreiras?

- O que você pode fazer para assegurar que bem depois de ter ido embora – da empresa onde trabalha, da comunidade onde vive ou mesmo desta vida – as pessoas terão bons motivos para se lembrar do seu nome?

- Você acha que devemos nos preocupar se as pessoas irão ou não se lembrar de nós depois que deixarmos esta vida?  Explique sua resposta.

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:30;  13:9;  25:9-10;  27:24;  Mateus 7:13-14;  Filipenses 4:9;  II Timóteo 2:2. 

Destaques

PROSEANDO A MENTE INQUIETA -Agilson Cerqueira

PROSEANDO A MENTE INQUIETA Agilson Cerqueira Há em mim um prumo quebrado e uma régua incapaz de medir o abismo. Carrego instrumentos feitos ...

Última semana