O VESTIDO
AZUL
Em um povoado muito pobre
de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita, mas sua mãe parecia
não ter muito cuidado e a criança quase sempre andava suja. Além disso, suas
roupas eram velhas e maltratadas. A garotinha estudava na primeira série
da escola local e certo dia, seu professor ficou sensibilizado com a sua
situação. Ele pensou:
- Como é que uma criança tão bonita quanto
essa pode vir tão desarrumada para a escola?
No final daquele mês,
assim que recebeu o seu salário, o professor tomou uma decisão: foi até uma
loja, comprou um vestido azul e deu de presente à menina. E ela ficou ainda
mais linda naquele vestido! Ao ver a filha vestida daquele jeito, a mãe
percebeu o quanto era ruim mandar a garota para a escola tão suja e
despenteada. Assim, passou a dar banho nela todos os dias, pentear seus
cabelos, cortar as unhas, escovar os dentes... Naquele mesmo final de
semana, o pai da menina disse à esposa:
- Querida, você não acha
vergonhoso que a nossa filhinha, sendo tão bela e arrumada, more em uma casa
como esta, toda suja e caindo aos pedaços? Vamos combinar uma coisa: você cuida
da faxina e eu, nas horas vagas, vou pintar as paredes, arrumar a cerca e dar
um jeito no jardim.
Passado algumas semanas, a
casa da família da garotinha do vestido azul se destacava na vila! As flores
que enchiam o jardim e a limpeza do quintal eram uma atração para todos que
passavam ali. Diante disso, os vizinhos da menina ficaram constrangidos por
morar em casas mal acabadas e feias e decidiram também pintar as fachadas,
plantar árvores e flores...
Em pouco tempo, toda a
vila estava transformada; nem parecia a mesma de meses atrás. Então, um senhor
muito influente na região percebeu a dedicação daquela comunidade e achou que
ela merecia um auxílio das autoridades locais. Foi até o prefeito e contou a
ele tudo o que estava acontecendo. O senhor saiu da prefeitura com uma
autorização para formar uma comissão para avaliar quais eram as melhorias que
aquela vila precisava. No final do mesmo ano, o chão de terra foi substituído
por asfalto, o esgoto a céu aberto foi canalizado, as ruas receberam iluminação
pública e até uma bela praça foi construída em frente à igreja.
Vendo aquela vila tão bem
cuidada e tão bela, quem poderia pensar que tudo aquilo começou com um vestido
azul? O professor tinha apenas a intenção de ajudar a garotinha, mas acabou
fazendo um bem muito maior: transformou a vida de uma população inteira!
Quando nós fazemos o
bem às pessoas, muitas vezes não percebemos a mudança que causamos. Você já
ouviu falar da teoria "Efeito Borboleta"? No ano de 1963,
um cientista chamado Edward L. analisou uma teoria que ficou conhecida como
"Efeito Borboleta". Segundo ela, o bater das asas de uma simples
borboleta poderia mudar o curso natural das coisas e talvez, até provocar um
furacão do outro lado do mundo! Já imaginou isso? Por isso reflita: se até
o movimento das asas de um inseto tão pequeno, pode, teoricamente, causar
tamanhas consequências, será que conseguimos medir o que uma simples atitude
nossa, pode influenciar na vida de uma pessoa?
Talvez uma oração, uma
palavra amiga, um telefonema, um sorriso, um aperto de mãos, uma lágrima nos
olhos etc. Não importa o gesto. Devemos sempre acreditar que pequenas atitudes
podem causar grandes transformações! A cada dia Deus nos dá novas
chances de fazermos o bem para os outros. A Bíblia diz que "somos cooperadores de Deus"
(1 Co 3:9). Ou seja, Ele quer nos usar para realizar Sua obra aqui na Terra.
Deus não fará nada que esteja ao nosso alcance, mas Ele nos capacitará para
fazermos a diferença neste mundo tão carente de amor!
Autoria: Desconhecida
Foto: Google
Ponto de Leitura: rilvanbatistadesantana.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estimular a leitura e a aprendizagem de jovens e adultos